Dicas para tornar suas campanhas de marketing por e-mail eficazes

março 26, 2021 0 Por eduardo

Certamente você deve ter se perguntado essas perguntas muitas vezes: “Devo lançar uma campanha de marketing por e-mail?” “Quais regras seguir?” “O que devo medir?” E essas são certamente algumas das coisas que você deve levar em consideração antes de iniciar uma campanha de marketing por e-mail.

Hoje, as empresas entendem que as campanhas de e-mail marketing são um de seus canais mais relevantes. No entanto, você deve ter em mente que o marketing por e-mail deve ser complementado por outros esforços, como SEO, criação de conteúdo, mídia social, etc.

É uma ferramenta com a qual não só pode “atacar” uma lista de mailing, mas também pode utilizar para manter uma relação duradoura com os seus contactos.

Tipos de email marketing

Fonte: Reprodução: Pinterest

Boletim de Notícias

Esta forma de marketing serve para manter o contacto com os destinatários e para que não se esqueçam da sua presença. Um boletim informativo deve ter como objetivo criar o reconhecimento da marca e é enviado diariamente ou semanalmente.

Resumo

A história que você envia fornece um resumo das informações existentes; digamos que é um resumo das peças de conteúdo mais importantes porque são as mais lidas, comentadas ou compartilhadas.

Específico

Esses e-mails são direcionados individualmente e contêm informações sobre uma única proposta, como quando você administra um negócio de comércio eletrônico e deseja notificar seu público sobre quaisquer alterações, por exemplo, nas remessas de seus produtos.

Este tipo de marketing por e-mail se concentra na conversão de uma frase de chamariz. Além disso, o marketing por email pode ajudá-lo a construir e manter relacionamentos com seus clientes em potencial. Assim que tiver os dados, você pode personalizar seu contato e enviar um e-mail avisando sobre novidades que possam interessá-los ou sobre seus produtos, etc.

Patrocinadas

Todos os tipos de e-mail mencionados acima são baseados no envio de informações aos contatos em seu banco de dados de clientes, mas se você deseja atingir um público mais amplo ou ter um impacto em um público diferente para gerar mais leads, experimente os e-mails patrocinados.

Transacional

O tipo de transação é aquele que sai depois que você executa alguma ação. Por exemplo, você se inscreve em um curso de networking online e recebe um e-mail com os dados de acesso, etc. Aqui, o indivíduo está aguardando o e-mail correspondente derivado de sua ação.

Dicas que podem ajudá-lo em sua tarefa de marketing por e-mail

  • Realizar testes A / B
  • Escreva bons textos
  • Cuidado com o assunto do seu e-mail: a taxa de abertura vai depender disso. Seja criativo; se forem sempre iguais, vão acabar entediando as pessoas até a morte. Pense no que seu público gostaria de ler para motivá-lo a abrir seu e-mail?
  • Seja periódico.
  • Tente oferecer valor agregado.
  • Respeite a privacidade: é extremamente importante que o usuário possa cancelar a assinatura com um link que deve estar incluso em seu e-mail e deve ser fácil de encontrar.
  • Você deve usar um tom amigável e pessoal, tratar seus leitores como VIPs. Não os trate apenas como se fossem apenas endereços de e-mail de mais uma explosão de e-mail.
  • Mostre sua personalidade e inclua algumas perguntas.
  • Faça sua mensagem o mais simples possível.
  • Em cada e-mail, você deve incluir uma chamada à ação; você não deve colocar vários porque seus destinatários provavelmente não ouvirão nenhum.

Você já ouviu falar sobre a estrutura da AIDA?

Vamos dar uma olhada nisso, pois é a estrutura que você deve seguir.

R: Atenção. Isso você fará com o assunto.

I: Interesse. Você fará isso com uma frase que chame sua atenção.

D: Desejo. Apontando os benefícios do que você oferece.

R: Ação. Que clique no link que você os motivou a fazer.

  • Mantenha seu banco de dados atualizado; você não deve enviar e-mails para pessoas que não querem.
  • Personalize seus e-mails.
  • Ofereça valor agregado, não envie apenas ofertas promocionais. Descubra o que pode interessar ao seu público.
  • É importante que você se identifique com o nome do remetente, logotipos, imagens, etc.
  • Meça os resultados.
  • O ciclo de uma campanha de marketing por e-mail seria:
  • Criação e envio
  • Entrega
  • Abertura
  • Clique nos links
  • Ação de conversão
  • Análise de ROI
  • Upgrade do banco de dados
  • Crie grupos homogêneos com base em suas características. Por exemplo, pessoas que compram apenas de manhã, pessoas que compram determinado produto, etc.
  • A chamada para a ação é importante. Localize as áreas quentes de suas mensagens e coloque-as lá.
  • Combine texto e imagens em suas campanhas de e-mail.
  • Certifique-se de que a plataforma que você usa não é identificada como spam.

E para finalizar com essas dicas, você deve saber que para melhorar e otimizar suas campanhas de email marketing você também deve conhecer uma série de indicadores.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Indicadores

O número de e-mails em seu banco de dados

É o volume total de endereços que você possui em seu banco de dados.

Valor de spam

É uma pontuação de spam que alguns provedores dão. Baseia-se no número de links e palavras incluídas que podem acionar o filtro de spam.

A proporção de ação ao longo do tempo

Sempre que lançar uma campanha de email marketing, o que pretende é obter a maior taxa de abertura possível, pelo que terá de decidir a hora e o dia do envio.

Taxa de recuperação

Ele informa quantos e-mails enviados não chegaram ao destinatário. Podem ser hard bounces, quando o endereço de email é inexistente ou mal escrito, ou soft bounces, quase sempre pelo servidor de destino. Por exemplo, uma empresa lança uma campanha de marketing por email. Ele é enviado para 100.000 endereços e 2.000 são devolvidos. Aqui, a campanha teria uma taxa de entrega de 98% e uma taxa de rejeição de 2%. Os e-mails que foram entregues versus os que não foram.

Taxa de abertura

Indica o número de pessoas que receberam seu e-mail e o abriram. É calculado da seguinte forma: emails abertos divididos entre os emails enviados menos os emails devolvidos.

A taxa de cliques ou CTR

Refere-se ao número de destinatários que receberam e abriram seu e-mail e clicaram no link fornecido. É calculado da seguinte forma: o número de cliques em emails dividido entre os emails enviados menos os emails devolvidos.

Taxa de conversão

Refere-se à percentagem de emails que conduzem a uma determinada ação de acordo com o objetivo da sua campanha de email marketing e é calculada da seguinte forma: o número de emails que iniciaram uma ação dividiu os emails enviados menos os emails devolvidos. Você deve definir o tipo de conversão que está procurando em cada campanha de marketing por e-mail que fizer.

Taxa de cancelamento de inscrição

Indica as pessoas que optaram por cancelar a assinatura.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing